Little Kitchen - Bolinhas de espinafres e ricota

15.5.14
Dos chefs convidados para a rubrica Little Kitche, a Katty é a única que não tem filhos e diz que não percebe nada do assunto :) mas penso que as receitas delas estão a convencer, pelo menos os adultos! Hoje temos bolinhas de espinafres e ricota, toca a cozinhar! 

Bolinhas de espinafres e ricota
Quando a Ana me convidou para fazer parte deste projecto a minha 1ª pergunta, em tom de pânico, foi “Ana,mas o que é que os littles comem???” Recordo-me que a Ana para me tranquilizar disse: “ Os Littles comem de tudo”. E será que comem??? Eu não tenho filhos e não estou nada por dentro do assunto. Medo!! 

Neste momento a base da minha alimentação passa por ingerir muitos vegetais. E por isso ando entusiasmada a experimentar novas receitas. Vou arriscar e vou ensinar como se faz bolinhas de espinafres com ricota. Depois quero que me digam se a criançada gostou!



Para 16 unidades será necessário os seguintes ingredientes:
- 1 Saco de espinafres 200gr
- 1 Embalagem de ricota
- 1 Ovo
- Pão ralado q.b
- Farinha
- 1 Cebola média
- 1 Dente de alho
- Pimenta preta q.b
- Sal q.b
- Azeite

Comecei por picar finamente a cebola e o alho, de seguida estes ingredientes vão alourar num fio de azeite. Ganhando a cor desejada juntei os espinafres (também previamente cortados aos bocados) e deixei amolecer. Para temperar adicionei umas pedras de sal (pouco) e pimenta preta moída na hora. Depois reservei e deixei arrefecer.

Quando os espinafres já estavam frios juntei a ricota e envolvi muito bem os ingredientes. Voltei a meter o frio por 20 min para que o preparado fique mais consistente.

Antes de começar a fazer as bolinhas polvilhei o preparado com farinha e comecei a formar pequenas bolas. Caso o preparado se agarre às mãos basta adicionar controladamente farinha.
Depois de ter as bolas todas feitas pincelei-as com o ovo e passei pelo pão ralado. Por fim numa frigideira com o fundo em azeitei fritei as bolinhas.


Este prato pode ser uma excelente opção para entradas, ou snack, mas também como prato principal, basta fazer uma massa, e servir com as bolinhas e molho de tomate por cima.

Bons cozinhados…
Texto e fotografia de Katy Deodato 

Sem comentários:

Enviar um comentário