Esta coisas das comparações entre filhos fez-me sempre muita impressão, já quando era comigo e com os meus irmão não gostava e também não gosto de ouvir os pais a dizer o meu mais velhos isto e o mais novo aquilo. Mas agora descobri que é inevitável, dou por mim a pensar o Gui nunca fez isto, o Edu já faz isto, sempre comparando os dois. A pior parte, e como quase tudo na vida infelizmente, comparamos sempre as coisas más.
Estou numa fase esgotada com tanta birra e "mau comportamento do Edu". Tanto que chego a pensar que se o Gui tem sido assim nunca mas nunca teria pensando num segundo Filho. O Edu faz daquelas birras de filmes, de se estender no chão a espernear e a cuspir-se todo. O Edu morde (a mim a quem apanhar) de tal maneira que faz sangue. O Edu brinca a partir tudo, atira os brinquedos contra a parede, raspa com os carros nas paredes, destrói tudo. O Edu quando não quer comer atira o prato para fora da mesa. O Edu do nada, puxa a mão atrás e manda um chapadão que por segundos nem sabes de onde veio aquilo. O Edu bate tanto no Gui, pronto aqui não posso compara porque o Gui não tinha mano para bater ;) O Edu sobe cadeiras, móveis e atira-se como se fosse o Super Home. O Edu vai a casa dos amigos e parte as jarras, aperta os gatos e risca as paredes. O Edu vai a um restaurante e não há quem não note a sua presença, atira a cadeira ao chão, puxa os cabelos às meninas e puxa os casacos das pessoas. O Edu vai ao parque e faz birra para andar no escorrega maior, para jogar à bola com os grandes. O Edu não quer sentar na cadeira do carro, dá pontapés e faz tanta força que tenho medo de um dia partir-lhe um braço. O Edu sobe as grades das varandas. O Edu.... O Edu é um verdadeiro mini pestinha.
Tenho em mim que não passa dos dois anos sem a cabeça partida. A atenção que temos ter com ele é redobrada. Não o consigo deixar em casa de ninguém porque tenho medo do que ele possa vir a fazer, não por não confiar nas pessoas, mas acho que ninguém sabe o que lhes espera. Porque ele tem um ar de doce e meigo e no segundo a seguir já levas-te uma dentada.
Por vezes dou por mim com vontade de lhe dar tanta palmada, e verdade que já levou na fralda, mas acreditem que para ele é igual. Já experimentei centenas de tons de voz, nada o faz parar. Ainda hoje com o Gui basta dizer as coisas de certa maneira, dizer um não com aquele tom de voz que ele percebe logo. Dou por mim a pensar que tenho que ir tirar cursos de parentalidade positiva, daquelas coisas modernas, para aprender a falar com ele. Ou ir ao psicólogo, para mim, porque devo estar a precisar de falar com um especialista. Dou por mim a pensar, onde falhei, é inevitável não pensar. Dou por mim a desejar que seja hora de o ir deitar, porque estou estafada de andar a correr a trás dele. No final dou por mim a perguntar porque é tão diferente do Mano?!
Muitas vezes ouvi dizer que o Gui é, e sempre foi um menino impecável, super bem comportado. Sempre fizemos e fomos para todo lado com ele sem receio daquilo que nos esperava. Agora ouço é normal os segundos são sempre assim. Normal?! não vejo nada de normal. Dizem que o Gui é que foi um bebé anormal, demasiado bem comportado.
Sei bem que não podem ser iguais, nem isso quero. Posso pensar que têm o mesmo Pai e Mãe, mas na verdade não têm. Porque o Pai e Mãe do Gui, viveram para ele. Agora não vivemos só para o Edu. O tempo, paciência, perseverança, educação não é a mesma. Normal que sejam diferentes. Mas bolas, o Edu podia ser menos pestinha.
Mães de dois, é normal? Acham mesmo normal? Partilhem comigo por favor as vossas experiências.
Obrigada, beijinhos!
Olá! Antes de mais parabéns pelo blog e pelos filhos lindos que tem! Sou mãe de 2 mas o mais novo ainda só tem 4 meses! A teoria dos filhos mais novos parece ser unânime pois passo o tempo a ouvir que os mais novos são mais espevitados!!! não quero acreditar nessa teoria.. porque se o meu mais velho é super mexido entao como será este?! Vamos acreditar que são fases! É isso! Contar até 10, inspirar, expirar e siga... beijinho
ResponderEliminarOlá Rita, Obrigada pela partilha! Também não quero acreditar que seja uma ordem de data de nascimento, mas sim personalidade e meio envolvente, que é diferente de um filho só! Estou a inspirar, expirar... :) beijinhos e um excelente ano!
EliminarMãe de 2 meninos, um com 3 anos outro com 2 anos!!
ResponderEliminarPodia ter sido eu a escrever este texto que apenas mudava os nomes...
Beijinhos
Não fico feliz com o "mal" dos outros, mas fico mais descansada a saber que não estou sozinha. Beijinhos e tudo de bom!
EliminarComo me identifico com tudo isto. Sou mãe de dois rapazes um com 16 meses e outro com 8 anos e cá em casa o "filme"é muito parecido.
ResponderEliminarComo me identifico com tudo isto. Sou mãe de dois rapazes um com 16 meses e outro com 8 anos e cá em casa o "filme"é muito parecido.
ResponderEliminarSério, mesmo com o mais velho a ter oito anos? Mãe sofre para sempre :) Mas também é feliz para sempre! Votos de um excelente ano. Beijinhos e obrigada pela partilha!
EliminarSou mae de 2 rapazes um de 13 e outro de 2 e a historia e bem assim. O mais velho sempre foi um santo nunca treppu nada sempre mt bem comportado e nunca fazia birra,agora o mais novo pareve um macaquito sempre a trepar td sempre a correr e as birras??bem as birras nem se fala....
ResponderEliminarEheheh um macaquito, é isso mesmo! Agora fazer o melhor para o macaquito não partir a cabeça :) Beijinhos e um bom ano. Obrigada pela partilha!
EliminarAna, as comparações são de facto inevitaveis... e o nosso pensamento que estamos a falhar também! Os meus filhos tem 12 anos e 7 anos e o mais novo teve comportamentos semelhantes ao teu mais novo! Vais com o tempo perceber tu e mais ninguem a saber como o levar... a saber se é birra de cansaço de frustação ou mau feitio puro! Respira fundo, calma e analisa as situações no depois porque na altura vai apetecer te manda lo pela janela! A ajuda especializada é sempre uma mais valia para miudos e graudos mas sinceramente com o tempo vais saber como ajudar o teu filho a controlar as emoções! Boa sorte
ResponderEliminarOlá Ana, que bom ver-te por aqui!
ResponderEliminarPalavras certas as tuas, obrigada!
Um bom ano! Beijinhos!