Os netos são mais das avós maternas?

4.2.16
Há assuntos que nos aparecem nos  lugares menos esperados e com pessoas que não conhecemos, não vos acontece isso? A mim nem sei como acontece, porque tenho ar de poucos amigos e mesmo assim as pessoas metem conversa comigo, talvez só as corajosas ou serão as distraídas? ;) 
Numa visita ao salão de beleza, entre lavagem e corte dou mama ao Edu, pergunto à rapariga se tem problema, tudo tranquilo. Por lá passeia uma senhora de cabelos brancos (até já eu os tenho), mas de velhota tem muito pouco. Não tinha reparado na senhora até ela me ter abordado. 

Desculpe, posso falar consigo enquanto dá de mamar ao bebé? (foi assim que a conversa começou).  Não tenho nenhum problema, a única coisa é que o Eduardo é um cusco e quer estar sempre a ver quem fala, mas tirando isso não me importo nada que falem comigo enquanto dou de mamar. Mesmo assim, disse que não tinha problema. A senhora claramente só queria fazer uma perguntinha....mal eu sabia que seria uma conversa bem longa.

Aquela mulher, que rapidamente soube que tinha sido avó à pouco tempo, com muito orgulho de o ser, tinha uma trsiteza e não sabia como lidar com a situação e nem se era normal as "mães de hoje", como ela disse, o fazerem. Esta nova avó queixa-se que a nora não a deixa estar com o neto, que precisa de ligar sempre que quer ir ver o neto, que precisa de sair de casa sempre que é hora de mamar , daí lhe ter chamado a atenção a minha descontracção em dar mama ao Edu ali mesmo, que não pode estar mais de cinco minutos com o neto ao colo, nunca lhe mudou a fralda, nunca o viu a tomar banho.

"é o meu primeiro neto e eu não sei o que é ser avó". 

Filho único,  nora única, primeiro neto. Na cabeça daquela senhora, quando o neto nasceu, iria nascer uma avó, mas até à data não aconteceu. Falou de como se lembra dos avós dela, de como gostava de deixar essa imagem naquele neto, de como gostava de cuidar dele, como gostava de se sentir útil e presente naquela família, que dizia ser dela, mas da qual foi posta de lado. 

Do meu lado ouviu a voz da recente mãe, pedi-lhe calma, é tudo novo para o casal. Eles precisam de tempo e espaço para se habituarem ao bebé, ao novo Eles. Que com o tempo seria a nora a pedir ajuda, e que nesse dia para ela estar disponível e de bem com ela. Que com jeitinho prepara-se uma sopa bem gostosa para ela, que com amor perguntasse se precisava de ajuda com as tarefas da casa, com simpatia ligar-lhe a perguntar como estão.  Que fale muito com o filho (às vezes os filhos delas são esquecidos), que pergunte como ele está,  não tem que ser a nora a "mandar" na vida do neto, com certeza o filho pode ter uma palavra a dizer.

Por fim perguntei-lhe se a nora era assim com todos. Claro que não foi a resposta, a mãe dela está sempre lá em casa, a outra avó é avó, disse ela. Então será que os netos são mais das avós maternas? A resposta pode ser óbvia, porque a relação da recente mãe com a mãe será mais forte . Mas digam, é justo para esta avó? Até para o neto que é privado do que esta avó lhe pode dar. É natural que assim seja? 
|Como por aqui a avó materna vive longe :(, não temos esta experiência. Em nossa casa a avó paterna tem sempre a porta aberta para os netos. E já sabemos que todos os avós são uns chatos para os pais, sempre com palpites descabidos (achamos nós).  Mas para os netos, as avós são o melhor playground em forma de mãe :) |

Pensei muito nisto, no dia que os meus filhos tiverem filhos, eu serei a avó paterna. A esperança fica no amor e na educação que eles recebem de nós, de lhes ensinar como a família é importante. Na esperança que não sejam uns totós que se deixam levar pelas mulheres, que saibam ser pais. Quanto a mima, saberei o meu lugar, mas também serei capaz de reivindicar o meu lugar de avó, se assim for necessário. Atenção às meninas que vão conquistar os corações dos meus meninos, muito atenção ;)

3 comentários:

  1. No meu caso os meus são das duas por igual. Se um vai passar o fim de semana com a avó materna o outro vai passar com a avó paterna. Fiz sempre questão de lhes dizer que são as duas avós por igual apesar de a minha mãe morar a 10min a pé e a sogra a 2h de carro. São ambas avós e ambas os amam tal como o pai os ama tanto como eu. Também vou ser avó paterna, tenho dois rapazes, por isso espero que as minhas noras pensem como eu. Senão farei o mesmo: vou reivindicar o meu direito de ser avó.

    ResponderEliminar
  2. E é mesmo assim que deve ser....claro que não podemos generalizar, porque há feitios de noras e de sogras muitoooo difíceis ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu só discordo no sentido que a minha sogra pensa que a minha mãe está sempre sempre a ver o meu filho, e é tudo mentira! Vê de mês a mês... Ela ( minha sogra) idealizou o filme todo na sua cabeça e é ela quem mais vê o meu filho ... Quase todas as semanas arranja maneira de ver o neto, e ainda se queixa que não o vê muitas vezes!.... E a pobre coitada da minha mãe não o vê assim tantas vezes como ela e não se queixa! ... A minha sogra faz os filmes a maneira dela e ainda nos sufoca porque não nos deixam viver a nossa vida, e estão sempre com exigências! ... Basicamente faz uma competição alucinada. Está tudo na cabeça dela!

    ResponderEliminar