Quem tem por aí meninos e meninas que deixaram a fralda faz tempo, mas que o xixi continua a ser malandreco?
Começamos o desfralde do Guilherme na Primavera de 2014, tinha dois anos ia fazer três em Setembro, como o cocó foi super fácil, pedia sempre aliás, até antes de tirar a fralda pedia para ir fazer ao penico. Agora com o xixi, foi dose e continua a ser.
Começamos o desfralde do Guilherme na Primavera de 2014, tinha dois anos ia fazer três em Setembro, como o cocó foi super fácil, pedia sempre aliás, até antes de tirar a fralda pedia para ir fazer ao penico. Agora com o xixi, foi dose e continua a ser.
Como assim? Ele não consegue ter a percepção que tem a bexiga cheia, só quando começa a fazer na cueca uma pinga é que corre para a casa de banho, mas às vezes é mais drástico e faz tudo na cueca, isto acordado. No sono, continuamos a meio da noite a levantá-lo para fazer xixi, mas às vezes e posso dizer uma a duas vezes por semana faz xixi na cama, e dos grandes, daqueles que dão direito a mudar a cama todaaaa.
O que se passa? Estamos a tentar perceber, inclusive já fomos à Dr.ª Xixi (psicóloga) falar sobre o assunto. Poderia ser derivado a alguma mudança, por exemplo nascimento do mano, mudança de casa, mas a verdade é que o Gui nunca adquiriu a capacidade de controlar o xixi, não coincidiu com estas mudanças. Pode sim ter uma bexiga preguiçosa, que só dá "sinal/toca a campainha" quando está muito muito cheia, e aí ele não tem tempo. Pode ser também hereditário, sim pode! As coisas que descobrimos a falar com a Dr. Xixi. E o xixi da noite, ainda não é considerado enurese noturna, só depois dos 5 anos, logo o Gui não pode ser tratado como tal.
Os problemas? Para além de lavar muita roupa, o menor de todos, o xixi e a cama molhada começa a incomodar muito o Gui. Por exemplo, às vezes diz que não quer ir para a escola porque tem que dormir a sesta, tem medo de fazer xixi à frente dos amigo (já sabemos como são os miúdos, "tu és um xixi" blá blá blá). Quando faz nas calças, fica envergonhado o que não o leva a dizer, se eu não der conta fica molhado. Quando já fez uma pinguinha na cueca, vem muito de voz mole a pedir para ir com ele à casa de banho.
O que temos feito? No início era normal, estávamos no desfralde, então reagimos como as regras mandam. Passado meses, confesso que em algumas alturas perdemos a cabeça, porque ele estar ali à tua frente todo molhado e calado, ou perguntava se queria ir e ele dizia que não e fazia nesse mesmo instante na cueca, aqui falhamos redondamente. Criamos nele uma pressão gigante, tens xixi, queres ir fazer, deixa ver, já tá e agora....
Tivemos consciência e queremos lidar da melhor forma, li algumas dicas, falei com a pediatra, com amigas, educadora e fomos à psicóloga, até para descartar qualquer problema psicológico e principalmente motivá-lo. Neste momento estamos com conversa de encorajamento, do tipo Gui tu é que mandas na tua pilinha, ela tem que fazer xixi na sanita. Pilinha malandra que fez xixi a correr nas cuecas. E como o problema é uma bexiga preguiçosa, ele quando vai à sanita faz xixi e pára, faz e para, trabalha o músculo. Temos também um calendário, onde anotamos com o sol as noites secas e com uma nuvem as molhadas, ele adora ver quando numa semana só tem sois.
Quem está a passar pelo mesmo ou já passou? Dicas? Como lidaram com a situação?
Temos ainda uma longa viagem pela frente, o xixi é muito malandro!! Mas tenho fé que passe antes de ele ir para a faculdade!! ;)
O meu problema foi mesmo o cocó e foi com muita paciência (no meio houve algum drama da nossa parte) é que conseguimos!
ResponderEliminarOlá Ana!! Nem quero imaginar :) Tiveste cocós escondidos atrás do sofá? Sei quem teve ehehehe Bom, mas ainda bem que já passou. Beijinhos
ResponderEliminar