Grutas da Moeda

7.9.14






Grutas da Moeda, quem conhece? A única lembrança que tinha era do tempo de escola, havia sempre excursão às grutas. Neste fim de semana de tempo que hora chovia hora fazia sol, fizemos uma visita às grutas, porque afinal nem só de praia vive a nossa zona. O Little estava entusiamados, dizia que ia ver dinossauros, dragões, e fazia uuuuuuuuuuuuuu medo, na hora de ir fez questão de levar a lanterna que a avó Lú deu. Nunca lhe disse que não havia animais dentro da gruta, deixei-o fantasiar e ser feliz. 
A visita demora cerca de 30 minutos e tem um guia que vai explicando a história e mostrando as principais estalactites e estalagmites, ainda se lembram quais crescem no teto e no chão?Giro que algumas parecem-se com animais, pessoas, objectos. Vimos crocordilos, cães, uma senhora e um bolo de noiva :)
Tem várias salas e galerias a que foram atribuídas denominações, sugerindo diferentes imagens: Lago da Felicidade, Sala do Presépio, Pastor, Cascata, Cúpula Vermelha, Marítima, Capela Imperfeita, Abóbada Vermelha e Fonte das Lágrimas. A extensão visitável da Gruta é de 350 metros e a sua profundidade é de 45 m abaixo da cota de entrada. A temperatura ronda os 18.º C, mantendo-se constante todo o ano. O que é optimo, um vez que na rua estavam cerca de 30ºC.
O Little pediu colo quase toda a visita, porque pequenito no meio das pessoas não via nada e acho que também estava com um bocadito de medo de encontrar um dinossauro!! Vale apena mostrar-lhes que nem tudo o que existe é feito pelo Homem, que há património e beleza natural para descobrir e apreciar.
Aproveitem estes fins de semana que já não dá para praia mas ainda sabe bem sair de casa para visitar a nossa região, ali bem perto também tem a Pia do Urso e a caminho de Leiria o Vale do Lapedo (para nós fica para uma próxima). 
Collect moments not things!!

Sem comentários:

Enviar um comentário