Levantamos bem cedinho no sábado, não por minha vontade, mas porque o little acha que ao fim de semana não é para estar na cama. E pensa muito bem, pena durante a semana não achar o mesmo, quer ficar sempre na cama na ronha, vá lá uma pessoa perceber esta pequenas criaturas!!
E como até esteve sol, não custou nadinha saltar para a rua e ir ver o que se passava na cidade. Fomos ao Novo Mercadinho de Leiria, trata-se de um espaço que pretende divulgar Eco-Talentos, "seja um passatempo, um projeto, um
produto, uma arte, uma ação, desde que possa ser vendida, mostrada,
trocada ou partilhada! O que faz com que tenha um
“talento”, é que tenha vontade de participar na cidade, desejo de
mostrar o que sabe fazer bem, e motivação para ser um cidadão ativo.
Mas para poder ser considerado um
Eco-talento, as ações têm de utilizar racionalmente os recursos locais,
promover a igualdade de oportunidades ou atenuar o nosso impacto no
Planeta. No fundo, as iniciativas têm de promover o equilíbrio social,
económico e ambiental na nossa sociedade."
O Novo Mercadinho realiza-se no segundo piso do mercado municipal, um espaço que em outra hora esteve cheio de senhoras a vender os produtos da terra, agora está com jovens cheios de ideias, vontade e dispostos a mostrar os seus talentos. Pena tenho que a vontade dos que estavam seja maior do que a vontade de quem os queira conhecer, senti um vazio misturado com a ânsia de divulgar os produtos. Imagino um mercado onde as pessoas esbarram umas nas outras e pedem licença para chegar à frente, mas não...Por diversas razões e não só o shopping, Leiria ainda não está sensibilizada para este tipo de iniciativa, comércio local made in home!!
Por lá encontrei algumas caras conhecidas, já desta minha vida de blogger :), e outras que já conhecia e nem imaginava o talento que tinham. Deixo-vos aqui algumas delas.
A Mamã Natureza, que já me habitou às suas ideias "100% naturais", os gorros, sabão artesanal, almofadas de sementes, fraldas, pensos higiénicos e discos de amamentação reutilizáveis. Brinquedos, lancheiras e acessórios (brincos, ganchos...). Tudo o que possam imaginar esta mamã faz em casa sempre com uma consciência sustentável.
Nem só de licores vive a Dream´s Place, peças decoradas e feitas ao nosso gosto. Óptimas ideias por exemplo para oferta de casamento e batizados. A Joana é mais uma daquelas pessoas que me surpreende, com um trabalho "nine to six" a tirar um curso superior e mesmo assim com tempo e vontade de fazer mais.
Quem é que disse que não se faziam lacinhos em Leiria?? Mi Niña faz laços para as princesas e as suas mamãs poderem combinar porque estas merecem ter um visual perfeito. Eu deixei a sugestão à Paula para fazer também uns papillons, vou ficar à espera!!
A YUMELD foi mais um dos projectos que me surpreendeu, até me fez pensar...sabem quando vocês já falaram mil vezes com uma pessoa que vos atende numa loja, quase que são amigos :) e depois não fazem a mínima ideia do que elas fazem?? Aqui está um caso.
É um conceito alternativo e underground, destaca-se
principalmente pelo uso de meios manuais e até rudimentares na
concepção dos seus produtos. Cada peça YUMELD é uma criação
singular e exclusiva. Também tem tamanhos para crianças, para os pais mais alternativos pode ser uma boa prenda para o dia do Pai.
Dedos com Imaginação, trabalhos realizados em crochet, totalmente à mão. O Gui ficou apaixonado por uma Mini que andava nesta banca, mas eu convenci-o que já chega do mundo Mousse cá em casa :)
Para quem tem dificuldade em organizar as tarefas das crianças e adultos, a Oh Organiza Habitual tem algumas sugestões que vão facilitar a vida. Tabelas de tarefas para os mais novos, lista de compras magnéticas e organizadores de frigoríficos são algumas da ideias que a designer Diana Dinis tem.
Estas foram as primeiras horas de Sábado, mas aconteceu muito mais....fiquem atentos aos próximos post!!
Sem comentários:
Enviar um comentário