Mãeeee, paiiiii vamos brincar?

30.1.14
Quem Sabe Fala 






Marta Silva, licenciada em Educação Social e está a tirar mestrado de Educação Especial. Trabalha no Gymboree, onde se dedica a atividades de desenvolvimento infantil com crianças dos 0 aos 5 anos. 











Imitar um macaco? Rosnar como um urso? Brincar aos supermercados? Andar de gatas? O que é isto? A isto chama-se BRINCAR=AMAR! 


Pois é…É a pura das verdades, ao ponto que um pai e uma mãe chegam para ver os seus filhos felizes, sim felizes! Qual é o pai ou a mãe que não adora ver um belo sorriso rasgado de orelha a orelha? É claro que adoram porque os amam. 


E sabem porque que eles sorriem dessa forma? Porque são vocês pais que todos os dias descem uns centímetros e se colocam na posição deles, que lhes provam o quanto é importante brincar à guerra das almofadas, como é divertido comer um prato de sopa verdinha. Sim, isto é BRINCAR=AMAR!

É importante dedicarem tempo aos vossos filhos, e quando falo em tempo, não me refiro ao tempo que dispõe para lavar dentes, dar banho, vestir, mas sim, ao tempo exclusivo para brincar. E, agora perguntam-me: E como vamos arranjar esse tempo? Cada vez mais com as exigências profissionais a falta de tempo existe, sim, é verdade, mas os vossos filhos não vos pedem uma hora ou duas horas, pedem sim, 10 a 15 minutos totalmente dedicados a eles. Basta para se sentirem valorizados, confiantes e destemidos.


Ao brincar para além de reforçar os laços afetivos, vocês pais estão, efetivamente, a enriquecer e a estimular a imaginação dos vossos filhos.


É através do brincar que aprendem o que mais ninguém lhes pode ensinar. Além de estarem, a conhecer o mundo, estão-se a conhecer a si próprios. Eles incorporam valores morais e culturais, onde as atividades promovem a auto-imagem, a auto-estima, a cooperação e à aquisição dum sentido critico, entre outros aspetos que os ajudam a moldar as suas vidas, como crianças e, futuramente, como adultos.


Quanto, a vós pais não deixem de ser as estrelas de Hollywood que são para os vossos filhos e, só me resta dar-vos os PARABÉNS pela luta diária que têm com os vossos filhos, mas com toda a certeza digo: são o melhor do mundo!



Obrigada Marta, cá em casa adoramos BRINCAR=AMAR. E o Gui pede para dizer que és a professora preferida dele :) 

Sem comentários:

Enviar um comentário