Passear em família ou trabalhos de casa?

15.5.18
Olha eu a escrever aqui....
Hoje apeteceu-me partilhar uma coisa que não entendo, por mais voltas que dê, por mais opiniões que conheça, na minha cabeça não entra. Trabalhos de casa todos (excepto quarta, ufa!!) os dias para uma criança de 6 anos, é isto que não me entra na cabeça. Mas nem me vou alongar muito. 

No feriado de 1 maio o Gui tinha muitos trabalhos para fazer, muitos mesmo. Tantos que na segunda quando vi aquilo, pensei a professora enganou-se (nunca mais me lembrei que era feriado na terça), paniquei 2 segundos, e alguém me chamou à terra para dizer amanhã é feriado. Paniquei mais 2 segundos e perguntei, e tu vais trabalhar no feriado?!?! Nem muito, nem pouco, não vais!!
Compreendo a necessidade da leitura, manter ritmo, criar rotinas, bláblá blábláblá...mas há muitas formas de o fazer sem ser por obrigação e sem ser em quantidades loucas. Pronto, não posso exagerar, um dia ou outro vem só uma cópia, haahah como se fosse fácil para ele fazer uma cópia, demora entre 40m a 1hora... pronto, ok, o meu filho é lento!! 

E eu a dizer que não ia falar muito sobre isto, bom o que quero partilhar é que tem dias que temos que optar por estar em família, passear, aprender, viver, sonhar, criar memórias... ou por passar uma tarde inteira a fazer trabalhos de casa,  ainda não o posso deixar em casa sozinho, aindaaa, mais um tempinho e talvez deixe ;) 

E dia 1 de Maio, foi o que fizemos, fechamos a mochila da escola e pegamos na mochila do ir. Aquela que nos ensina que viver é a melhor aprendizagem que podemos ter. Fomos até ao Porto, principalmente por questões familiares, mas saímos bem cedo e fomos aprender muito na Galeria da Biodiversidade, instalada na antiga casa de Sophia de Mello Breyner Andresen, é uma casa cheia de vida!

Ouvimos o bater do coração da baleia, do rato e de um humano. Qual bate mais rápido? 
Tem um esqueleto de um baleia suspenso à entrada. Quem já viu?
Exposição com ovos de todos os tamanhos e cores. Miniaturas de cães de 400 raças diferentes. Quantos comprimidos há numa farmácia? Como os animais se escondem? Consegues identificar pelo cheiro o que é? Morango, canela, laranja, jasmim...
Quem é o Andy Warhol? Ou o Darwin?
Isto e muito mais, foi uma bela aula....

Do lado de fora da casa o jardim botânico, correr, espreitar, tentar apanhar os peixes e as rãs....











Chegamos a casa, escrevi nos trabalhos do Gui, não fez os trabalhos de casa porque foi passear com a família...mas pode perguntar-lhe como foi o feriado dele que terá muitas coisas para ensinar ao amigos ( esta ultima parte não escrevi mas tive vontade :) ) 

2 comentários:

  1. Eu sou a favor dos trabalhos de casa, com moderação. Fins de semana e feriados, tal como nós não trabalhamos, os pequenos também não. Teria feito exactamente o mesmo que fez, passear também é aprender :-)

    ResponderEliminar