BRINCAR DE RUA

13.9.17
As coisas já não são como no meu tempo, dizem e oiço muito por aí. Algumas ainda bem, muitas mesmo. Outras tenho pena, tenho pena de muitas. E uma dela sem dúvida que é o brincar na rua, no bairro, ali à porta de casa com os amigos vizinhos e os amigos da rua de cima. Isto sem dúvida, já não é como era. Fácil perceber porquê, pais atarefados, crianças a saírem tarde das escolas, mal conhecemos os vizinhos, ruas pouco seguras, e um medo gigante que aconteça alguma coisa. 

Passeamos com eles nos parques, andamos de bicicleta, jogamos à bola...mas não é a mesma coisa do que dizer, mãe vou ali depois chama-me quando for para jantar. Bem que chamavam vinte mil vezes que nada nos fazia voltar, a não ser: não te chama mais vez nenhuma a próxima vens pela orelha. Lá voltavamos escuros e transpirados de tanta brincadeira. Hoje a brincadeira deles, para os que conseguem, é sempre controlada, estamos sempre ali a ver, mesmo que seja de longe, mas estamos lá. 

A pensar nas crianlas que não tem a possibilidade de viver estas experiências, existe um projecto de âmbito social em Leiria que põe as crianças a brincar como o "antigamente" , Brincadeira de Rua

Um grupo de monitores voluntários, com formação, recebem as crianças e ficam ali a fazer o quê? brincar na rua, os jogos de antigamente e outros que eles queiram. E a melhor parte para os pais, em segurança! Onde? na nossa rua. Melhor do que isto, só mesmo irem levá-los a casa, dar jantar e banho :) fica a dica à Associação ;) Ah mas para isso já há babysister, mas a essas temos que pagar :) 

Ah mas não há na minha rua, ora bem que podes sugerir zonas, arranjar um grupo e já está a brincadeira feita. Vejam como aqui. 

Agora fora de brincadeiras (uhm uhm) , este é um projecto que num primeiro pensamente não faz sentido, ou melhor não deveria fazer, não deveria ser necessários serem "outros" que não os pais, avós a permitirem esta brincadeira. A realidade é outra, por isso ainda bem que existe gente com ideias, vontade e dedicação para pôr a brincadeira na rua. 




Vamos Brincar na Rua? 

2 comentários:

  1. Olá! Eu moro na Cruz de Areia, tenho 2 filhos de 7 e 8 anos e acho a ideia excelente! Gostava de saber pormenores. Obrigada, Marta

    ResponderEliminar
  2. Olá Marta, pode ter mais informações pelo site http://www.brincarderua.ludotempo.pt/como
    Ou se preferir tem os contactos e ficha de pré inscrição.
    Beijinhos e muitas brincadeiras de rua!

    ResponderEliminar