Como começar a sobreviver ao início das aulas

2.8.17
Os miúdos ainda mal acabaram a escola e já estamos rodeados de informação regresso às aulas, medo! Este ano, por ser o primeiro da escola "grande" ando um bocadinho mais atenta a este assunto, mas só um bocadinho, porque se não fossem algumas mães a dizerem-me o que fazer, confesso que estava meio perdida, aliás na ignorância.

Se antes os meus pais pensavam no regresso às aulas um dia antes de começarem, agora meus queridos, não há como fugir a este assunto com um/dois meses de antecedência. Vou tentar não me tornar numa mãe que empurra crianças e pais para chegar primeiro aquela mochila, vou tentar mas não prometo :) 

Vou deixar aqui uma lista de coisas que já pensei a fazer ups ainda não fiz

  • Matricular a criança na escola pretendida, ou pelo menos numa escola ( ah esta já fiz)
  • Aproveitar os saldos para comprar roupa prática e confortável. Que seja fácil subir e descer na hora da casa de banho, que corram à vontade, que aguente quedas e marcadores. 
  • Ténis,uns bons, aqueles da guerra, mesmo que os pés cresçam de um dia para outro, eles fazem alguma coisa que não sei o quê, mas os ténis aparecem em casa que parece que andaram a subir uma montanhas rochosas o dia todo. 
  • Material escolar, já estou com medo da lista, mas entretanto separei canetas, lápis de carvão e cera. Estão usados mas em bom estado, não há necessidade de ter tudo novinho. Assim como borrachas, réguas e afins que andam lá por casa. Bolsas também há, é só escolher a mais prática. Não me vão apanhar a comprar bolsa igual à mochila e à lancheira e ao... (digo eu)
  • Teremos que comprar o restante material da lista (infinita), podemos aproveitar os descontos que a Arquivo e a Americana têm para material escolar, dar preferência ao atendimento personalizado e ao comércio local. ( só para não me pegar a uma mãe numa grande superfície)
  • Quanto ao livros, este ano a oferta estende-se até ao 4.º ano escolar, excepto os livros de fichas, caso sejam necessários. Sempre poupamos uns trocos. Ainda não há informação de como receber os livros. 
  • Sabiam que podem gerir as refeições e actividades através de uma plataforma (eu nãooo). Fica aqui o endereço para as crianças de Leiria https://cm-leiria.sicaem.pt/  Ainda não tive oportunidade de explorar este assunto. 
  • Diz que é importante identificar o material escolar (inclusive casacos e lancheiras, são uns cabeças no ar) no meu tempo não havia nada disto, no das minhas sobrinhas mais velhas era um folha de linhas escrito à mão e colado com fita cola. Puf mas isso é passado, podem personalizar e mandar vir etiquetas com o nome da criança. Têm o site Stikets ou Tiketa Também podem fazer em casa, imprimir numa folha autocolante e recortar. Para os mais arrojados ainda podem mandar personalizar os lápis com o nome na Viarco
  • É preciso um saco para os lanches, convém ser térmico para conservar melhor. Temos uma lancheira pequenina da Campingaz que compramos em promoção, bem gira, ou tem que condizer com a mala? Ah não, pois não. Como estamos em estágio de lanches, por causa do ATL, as manhãs têm sido animadas (podem imaginar). Optei por mandar duas lancheiras daquelas de plastico, uma com o lanche de manhã outra com o da tarde, fácil e prático para ele na hora de comer. Se correr bem, é para manter.
  • E a mochila, para mim o ponto alto do regresso às aulas, uma mochila nova toda quitada. Uhm, pois para o Gui ainda não pensei. Com desenhos? Rodas ou sem rodas? Resistente sei que tem que ser, tanto peso :( vamos ver o que ele vai escolher, dentro de um orçamento aceitável, que nem eu tenho mala a custar mais de 50€, oh 50€! 
  • E o que têm a dizer sobre as actividades extra curriculares? Inglês, música, judo, ballet, natação, equitação, esgrima, tiro ao prato....sei lá já vi tanta propaganda. Todas ou nenhumas ;) Algumas delas têm descontos das inscrições feitas até 15 Agosto, se já sabem o que os piolhos querem fazer, aproveitem. 
  • Também já podem consultar o calendário escolar, aproveitem e marquem já as férias para 2018!! Podem ver por exemplo aqui
E mais coisas, vá ajudem esta mãe de primeira viagem! 

2 comentários:

  1. Eu penso de que,no 1º ano há que dar espaço para a adaptação das crianças a este novo mundo que é a ESCOLA,e poder fazer uma transição ao seu ritmo,se já não tem tanto tempo para brincar durante as aulas,e muitas vezes os intervalos são gastos para comer o lanche,que tal permitir que o possa fazer após,livremente sem correrias e os despacha-te!!!!, a minha opinião não é académica,é fruto do convivio com as crianças do pré escolar e da primária. Que o little boy seja Feliz :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Bem verdade! É essa a nossa opinião, no máximo terá uma atividade 1x por semana, como tem feito até agora (natação). Beijinhos!!

      Eliminar