Calma na Alma que ainda é a brincar

28.9.16
Como é papás e mamás, já instalaram os vossos filhos na escola? Já está tudo arrumadinho? Balanço da primeira semana, positivo? Em adaptação? O normal!!
Por aqui tudo tranquilo, até porque o Gui ficou na mesma escola (pré) e só teve 15 dias de férias, voltar foi assim como se nada tivesse parado. Por isso o meu coração não sofreu como o vosso, sim vocês pais de primeiro ano, que bem sei que por mais que digam que é tranquilo que lá no fundo e alguns bem ao de cima sofrem horrores com esta nova etapa.
E eu podia estar aqui tranquila a ver-vos a sofrer, eheheh! Mas não para mal dos meus pecado o meu maior defeito (entre outros claro) é sofrer por antecipação, por isso juntei-me a vocês só de imaginar que para o ano o Gui vai entrar nessa nova fase que pelo que ouço é mais um bicho papão que um conto de fadas, ou pelas condições da escola, falta de professores, excesso de alunos, carga horária, excesso de material..... E depois os pais que prepararam os filhos no final do ano passado, mudaram de escola para depois ter vaga naquela escola xpto. Mandaram cartas para os melhores colégios. Consulta de psicologia para ter certeza que é capaz, e mais um número de coisas...
Juro que com isto tudo chego a desejar que o Gui não entre para a escola para o ano, só para não ter que passar por isto. Sei lá, só faz anos no final de Setembro, pode ser critério para entrar só em 2018? Ou pode vir a revelar-se um menino imaturo para estar horas a fio sentado numa sala? Ou manter-se gago, sim às vezes ele é gago? Sei lá, qualquer coisa que adie este sofrimento
Não claro que não, mas sinceramente gostava que fosse possível, que o nosso sistema de ensino, o nosso país, a nossa sociedade permitisse que os pais não vivessem nesta angustia de andar constantemente e miletricamente a planear o futuro dos filhos. Que nos permitisse ter confiança nas escola públicas. Gostava que livremente eles fossem para a escola do bairro  juntamente com os amigos e de lá voltassem todos os dias crianças felizes capazes de aprender! Posto isto vou ali seleccionar umas quantas universidades, não vá esquecer-me de alguma para ele se candidatar em 2029.


Sem comentários:

Enviar um comentário