Domingos com lanches tardios

13.11.14
Não há nada mais reconfortante que receber os amigos num final de tarde de Domingo. Fazer aquele lanchinho simpático só porque sim. Gosto tanto do convívio, da amizade, das risadas e das longas conversas a volta da mesa. A minha sugestão para esta semana reflecte-se na forma como gosto de viver a vida.… Simples, descontraída e de ser saboreada entre amigos e familiares. Hoje apresento duas receitas que servem bem para um lanche ou até para umas entradas. Cogumelos crocantes e batatas Suecas. Curiosos??

Cogumelos crocantes 
Precisei de: 
1 couvet de cogumelos frescos (usei dos brancos, ter em conta que os cogumelos encolhem muito)
5 dentes de alho
1 Malagueta
1/2 molho de Salsa
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico bem cheias
4 colheres de sopa de azeite bem cheias
Condimentos: Sal; Pimenta moída na hora
Miolo pão esfarelado (usei 1 pão de avó)

Na picadora coloquei os dentes de alho, a salsa, a malagueta (cuidado com as sementes, só meti 3) o azeite e o vinagre balsâmico, triturei tudo e reservei.
Comecei por cozer os cogumelos, temperei-os com sal e deixei ferver durante 5 a 10 min. Depois de cozidos, escorri-os da água e deixei arrefecer um bocadinho. Mais tarde juntei-os ao preparado anteriormente feito. Deixei a marinar por 2 horas (quanto mais tempo estiver a marina melhor, mais sabor os cogumelos absorvem).
Entretanto já desfarelei o miolo do pão. Fui passando os cogumelos um a um no miolo - como se faz com os panados – Meti-os num tabuleiro forrado com papel vegetal (mais um bocadinho de sal e pimenta) e foi ao forno (pré-aquecido), durante 20 minutos ou até o pão começar a ficar dourado. 

Batatas Suecas
É batata assada laminada, e é uma receita típica da suécia, daí o nome. As batatas ficam bem macias por dentro e crocantes por fora. 

Precisei de:
4 Batatas médias com casca (ou as que precisar);
Azeite; Sal; Pimenta moída na hora; ervas aromáticas, ou tomilho fresco, alecrim ou salsa (o que preferirem);
Queijo ralado;

Laminei a batata em fatias não muito finas (como na fotografia), sem cortar totalmente e fui fazendo isso sequencialmente. Coloquei as batatas num tabuleiro forrado com papel vegetal. Devagarinho separei as rodelas e temperei-as com sal, pimenta, ervas aromáticas e um fio grosso de azeite. Levei o tabuleiro ao forno durante cerca de 50 minutos a 200ºC. Minutinhos antes de servir as batatas, acrescentei queijo ralado. A fim de derreter é só levar parar a mesa.








Texto e fotos de Katy Deodato. 

Sem comentários:

Enviar um comentário