Mães de Leiria - Catarina Paz

24.9.14


Já vos disse que adoro estas entrevistas? Não? Então digo que gosto mesmo muito, adoro ler o que cada uma de nós tem a dizer sobre o mesmo tema, a partilha de experiências, por isso mantenho alguma das perguntas. Aprendo com cada uma das respostas, espero que vocês também. 
Hoje temos a mamã Catarina e a lindona da Benedita, quer dizer a mamã também é bem bonita. Diz-se apaixonada mas que isso não a faz perder a cabeça na hora de ser exigente com a Benedita. Conheçam mais um bocadinho esta dupla de lourinhas ;) 



1.Apresenta cada um de vocês e identifica algumas das características/personalidade.

Somos duas almas de bem com a vida, brincalhonas e sociáveis por principio.
A Benedita como é próprio da idade é muito teimosa e tenta levar tudo à sua maneira , independentemente de quem seja a ordem. Tem uma personalidade fortíssima. Mas assim como é durona também é muito meiguinha. Faz amizades com muita facilidade e demonstra carinho com todas elas.
Tenho muito orgulho nela pelo facto de lhe ter transmitido o respeito por todos que sejam diferentes, independentemente de raça, aspecto e idade. Abraça de igual forma qualquer um destes desde que corresponda à simpatia dela.
É uma menina decidida, feliz e que vive no mundo da fantasia, adora andar a desfilar roupa, principalmente se for de princesa, fada e outras carnavalescas.
Parece-me que temos personalidades muito parecidas, algo que eu acredito que lhe vai sendo transmitido com a nossa vivência. 
Para mim a educação da Benedita é uma prioridade, a felicidade dela e a formação. Por isso sou muito exigente com a educação e o respeito pelo próximo. Sou muito firme e nem sempre concordam com a forma como lido quando me torno intransigente em determinadas situações, isto porque eu não cedo e não permito que ela me vença pelo casaco.
Ser Mãe é um desafio muito aliciante e que dá muito trabalho.


2. Como é o teu dia e rotina, com a Benedita? 

A Benedita entrou numa escolinha nova, agora perto de casa. De manhã depois do leitinho tomado no sofá a ver os bonecos com um bocadinho de mimos partilhados, lavamos os dentinhos colocamos um bocadinho do perfume das princesas e ai vamos nós a pé para a escolinha que fica a 3 minutos de casa. Quando a deixo, fica sempre bem o que me facilita sempre a partida depois do meu beijinho.
Ao fim do dia normalmente a minha Mãe vai busca-la à escola e depois quando saio do trabalho passo em casa dela a busca-la. Dois dias por semana vai ao ballet que ela adora e é lá que a vou buscar, depois da minha mãe ter feito o papel de avó perfeita, apaixonada e ter vestido e penteado a menina a rigor
Ao fim de semana vamos a casa dos outros avós e a casa de amigos, ou então recebemos em nossa casa. Temos uma vida social muito preenchida e temos sempre coisas para fazer. 
Eu procuro estar a par de todas as ofertas de histórias, teatros e actividades que possam surgir e felizmente em Leiria encontro sempre coisas interessantes para fazer. 


3. Como é conciliar o trabalho com a maternidade?

Já passei várias fases, porque tive um café junto a um jardim e durante muito tempo a Benedita cresceu perto de mim a apanhar flores e a brincar com todos os meninos frequentadores daquele espaço, mas não tínhamos tempo para “namorar” em casa. Depois fechei o café e estive a trabalhar num supermercado com horários rotativos e sem fins de semana, contei sempre com a ajuda dos avós, o que fez desta fase os tempos mais duros. Entretanto consegui um emprego com horários equivalentes ao da escolinha e agora aproveito todos os segundos e valorizo as noites e os fins de semana em família. Adoro sofazar. 


4. Qual o melhor programa em família? Achas que Leiria tem programas/ actividades e locais interessantes para as famílias? 

Leiria é uma cidade maravilhosa para as crianças e para a família. É só preciso estar um bocadinho atento. Tem alturas que nem conseguimos aproveitar todas as ofertas da cidade. 
A Câmara de Leiria tem muita sorte em alguns grupos de munícipes que desenvolvem ideias que fazem a nossa cidade brilhar. Desde o mega pic nic dinamizado pelo festival “A Porta” que vai decorrer dia 5 de Outubro, as intervenções de “we are happy from Leiria”, da “Associação Fazer Avançar”, as histórias e actividades dinamizadas pela Biblioteca Municipal de Leiria, teatros e musica pela cidade, há sempre algo a acontecer.




5. Tens momentos em que te apetece desligar o “botão mãe”? O que fazes?

Sinceramente … uma palmada e é o quanto basta. Porque ser Mãe é um desafio principalmente nos momentos mais difíceis, é aí que eu estou a educar e eu não desisto disso.


6. Quando pensas na Benedita, qual o teu maior desejo para ela? 

Desejo essencialmente o que toda a Mãe deseja, que ela seja muito feliz, realizada e com valores para que possa ser respeitada.


7.As crianças têm a capacidade de muitas vezes envergonharem os adultos com as suas histórias engraçadas. A Benedita já te fez isto? 

As crianças são criaturas inocentes, é obvio que surgem comentários tipo, “tu és careca” ou “gordo”. Há pouco tempo vimos um senhor com uma deficiência e ela questionou-o e eu percebi afastada, claro que fiquei envergonhada, mas infelizmente ela não informa as pessoas de nada que eles não saibam. E ela própria vai-se apercebendo que as pessoas ficam constrangidas. Por tanto eu acho que já lido bem com isso. Na verdade ela envergonha-me mesmo é quando se porta mal e faz birras.

8. Perdes a cabeça com…. Falta de educação.

9. Amas quando…. Eu amo sempre … até quando estou furiosa me apetece enche-la de beijos.

10. Ser Mãe é... um desafio ... Ser Mãe é o Maior de todos os desafios.

Obrigada Catarina!! 

Fotos de Zito Camacho

3 comentários:

  1. <3 gostei muito de ler sobre vocês :) beijinhos Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcia! Obrigada por andar por aqui, volte sempre.

      Eliminar
  2. Ah as fotos tb estão excelentes! Vocês com as duas vespas iguais estão demais! ;)

    ResponderEliminar