Pois segundo
um recente estudo do British Journal of Psychiatry, o Mindfulness – técnica que
desenvolve a atenção focada e que pode modificar a forma como as pessoas
pensam, agem e sentem – pode reduzir os sintomas de stress e depressão,
promovendo o bem-estar nas crianças em idade escolar. E porque serão estes
sintomas tão relevantes nos nossos jovens? Em época de exames, as crianças em idade escolar acabaram de vivenciar níveis de
stress mais elevados do que em qualquer outra época do ano. A antecipação do
momento de avaliação coloca as crianças e jovens numa situação em que se torna
bastante difícil de lidar com a ansiedade e pressão associadas a estes momentos
cruciais na vida escolar.
A pesquisa
que este artigo revelou, mostra-nos que as intervenções para reduzir o stress
em crianças têm um maior impacto na época correspondente ao 3º período letivo.
Há evidências crescentes de que as abordagens baseadas em Mindfulness para
adultos são eficazes na melhoria da saúde mental e bem-estar. No entanto,
existem ainda poucos estudos controlados que avaliaram a sua eficácia entre os
jovens.
Neste estudo
o Programa de Mindfulness nas Escolas foi introduzido em 6 escolas, um programa
de 9 semanas desenhado especificamente para ser desenvolvido na sala de aula.
Outras 6 escolas que pertenceram ao estudo não receberam o Programa de
Mindfulness nas Escolas.
Todos os
alunos foram acompanhados depois de um período de 3 meses e este follow-up foi
programado para coincidir com o período de exames de Verão, momento este visto
como potencialmente difícil para os jovens. O resultado final demonstrou que os
jovens que participaram no Programa de Mindfulness relataram menos sintomas
depressivos, menor stress e maior bem-estar do que os jovens do grupo de
controlo.
Estas
descobertas revelam-se de extrema importância se pensarmos que existem
ferramentas ao alcance de qualquer um para melhorar o bem-estar das nossas
crianças e jovens. Se pensarmos que os sintomas mencionados podem sem dúvida
diminuir o desempenho do aluno na escola e no momento da avaliação, bem como
poderem ser fatores de risco para o posterior desenvolvimento de depressão no
adolescente e adulto, surge que esta poderá ser uma boa solução para que nas
escolas, em grupos ou mesmo individualmente, esta seja uma técnica valorizada.
E o seu filho, tem vivido
momentos de stress e ansiedade na escola?
Lúcia Bragança Paulino –
Psicóloga infantil da equipa Mindkiddo da Oficina de Psicologia
A equipa Mindkiddo da Oficina de Psicologia estará disponível para responder às suas questões através do email: contacto@oficinadepsicologia.com
A Oficina de Psicologia em Leiria está:
OP Leiria 1: Largo Infantaria 7, nº 25, Leiria (frente à Igreja do Convento de Santo Agostinho)
OP Leiria 2 – Clínica das Olhalvas: Rua das Olhalvas 2410-196 Leiria (Primeiro piso do Intermarché)
Fonte: http://bjp.rcpsych.org/content/early/2013/06/11/bjp.bp.113.126649.full.pdf+html?sid=03007e57-e864-410a-9e90-6c69fe116d8f
Sem comentários:
Enviar um comentário