À procura da escola perfeita

21.2.17
Nunca pensei ter dores de barriga e coração apertada por causa de um escola, ou melhor achava que nunca mais irei ter as dores de barriga que tinha no primeiro dia de aulas, as dores de uma escola nova, dos testes, o medo dos amigos novos e das professoras. Pois que volto a ter dores, desta vez não por mim, mas pelo Guilherme. Logo assim parece exagerado, parece que estou a dar demasiada importância a um assunto que sempre achei que iria ser levado com muita naturalidade e sem preocupações. 

Tivemos a oportunidade e assim quisemos que o Gui só fosse para a escola aos 3 anos, e foi uma escolha natural com diferentes factores que ponderam a decisão da escolha pela pré-primária, sem grandes dores de barriga. Dali para mim era um percurso natural, nunca pensamos muito no assunto, a escola da nossa zona sempre foi a (única) opção. 

Chegada a altura de pensar mais um bocadinho a sério sobre o assunto, parece que a minha cabeça e barriga me estão a dar a volta a qualquer pensamento certo e confiante. A escola da zona deixou de ser assim a opção natural, porque esta passou de uma escola da "aldeia" para um mega agrupamento, porque algumas situações menos positivas, vividas e contadas por alguns pais me deixam a pensar.

Leiria tem muitas e diferentes escolas, públicas, privadas, ipss e inclusive diferentes vias de ensino. Pensamos em quase todas, ponderamos o fator financeiro, dizem que pelos filhos fazemos sacrifícios, mas na realidade sabemos no que toca a dinheiro nem todos os sacrifícios são viáveis. E como o outro diz, já lá vai o tempo que onde comem três comem quatro, verdade?! 

A minha cabeça neste momento é um buraco negro cheio de dúvidas. Se havia necessidade? Provavelmente não? Mas é maior que eu, um dia penso que o percurso natural é a decisão certa. No outro, acho que vale a pena fugir dos padrões e ir para uma escola de ensino moderno xpto, no outro acho que aquela escola a cair de maduro mas com professores adoráveis é o melhor. Hoje ainda não sei! 

Sei que quero uma escola que seja a extensão da família, quero um sítio onde se sinta seguro, onde consiga conquistar o seu lugar, que cresça um menino capaz de enfrentar as adversidades que este mundo tem. Onde a brincadeira seja rei, onde as letras e os números sejam o caminho, onde os amigos sejam do coração. Que tenha um professor cuidador e não um formatado pelo sistema. Onde os joelhos esfarrapados sejam de correr ao vento e o coração partido seja por amor. 

Parece simples, e devia ser! 

Sem comentários:

Enviar um comentário